Pular para o conteúdo principal

Dvar Torah 26ª Parashat: Tazría-Metsorá


Dvar Torah דבר תורה
(Palavra de Torá) 

27ª Parashat Tazría-Metzorá (27 de abril.- 03 de maio)

Escrito por: Israel Gusmão 

 תזרוע--מצורע (Semeai- Leproso) 

Levítico/Vayikrá 12:1-13:59

" Fala aos filhos de Israel dizendo: Se uma mulher conceber e der a luz à um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda.


Levítico/Vayikrá 14:1-15:33

"Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote," 

1ª Aliyah (Domingo): Veyikrá/Levítico 12:1-13:23

2ª Aliyah (Segunda-feira): Veyikrá/Levítico 13:24-39

3ª Aliyah (Terça-feira): Veyikrá/Levítico 13:40-54

4ªAliyah (Quarta-feira): Veyikrá/Levítico 13:55-14:20

5ª Aliyah (Quinta-feira): Veyikrá/Levítico 14:21-32

6ª Aliyah (Sexta-feira): Veyikrá/Levítico 14:33-53

7ª Aliyah (Sábado): Veyikrá/Levítico 14:54-15:33


Haftarah (Os Profetas)

Isaías 66:1-24

II Reis 4:42-5:19/ 7:3-7:20

 

Brit Chadashá (Novo Testamento)

Mateus 8:14 / 23:16-23:24

João 6:8-13



Comentários:


 ב''ה

🔥 Fogo do Céu, Silêncio da Alma: Lições Eternas da Parashat Tazría-Metsorá

📖 Vayikra (Levítico) 13:45

“O leproso em quem estiver a praga, suas roupas serão rasgadas, a cabeça descoberta, cobrirá o bigode e clamará: Impuro! Impuro!”
(Vayikra 10:2)


🌟 Introdução: As Impurezas 

Essa semana, seremos privilegiados com mechubarot, ou seja, duas porções da torá juntas. Tazría-Metzorá. Essas são duas porções muitíssimo importantes e altamente proféticas. Porque nelas os rabinos da antiguidade entenderam que esses capítulos falam do mashiach. De fato, se você estuda a torá e não vê a figura do mashiach, você está estudando a torá errado! Yeshua diz que Moisés fala a respeito dele e quem não crê em Moisés não pode crer em Yeshua. Em Lv 12:2 vemos:

דַּבֵּר אֶל-בְּנֵי יִשְׂרָאֵל, לֵאמֹר, אִשָּׁה כִּי תַזְרִיעַ, וְיָלְדָה זָכָר וְטָמְאָה שִׁבְעַת יָמִים, כִּימֵי נִדַּת דְּו‍ֹתָהּ 

תִּטְמָא.

Fala aos filhos de Israel,  dizendo: A mulher, quando conceber e der à luz um homem, será impura por sete dias; como nos dias da impureza de sua indisposição será impura. 

Olhando com olhos proféticos, os rabinos atrelaram esse verso ao salmo 2, que diz "Proclamarei o que me disse o Eterno: "Tu és meu filho", Hoje de gerei (ילדתיך)". Essa parashá fala sobre o mashiach. Também há algo fascinante nesse verso. Não bastasse os rabinos conectarem esse verso com o salmo 2, eu percebi que a palavra usada para conceber é tazría, que é usado geralmente para sementes, e voltando no Gênesis D'us fala que a semente (zêra) da mulher esmagaria a cabeça da serpente. O verso só pode estar falando do mashiach, isso é bem claro nas entrelinhas.


Perceba também que esse verso fala de sete dias de impureza e no oitavo o menino é circuncidado. Oito é o número do messias na tradição judaica. Sete representa as coisas terrenas e o oito a restauração de todas as coisas, oito são os nomes do messias de acordo com Is 9:6... então a figura do messias abre a parashá da semana e logo em seguida a torá vai falar de lepra? O que os rabinos disseram sobre isso é muito interessante e traz luz ao entendimento da missão de Yeshua. Lv 13:2

אָדָם, כִּי-יִהְיֶה בְעוֹר-בְּשָׂרוֹ שְׂאֵת אוֹ-סַפַּחַת אוֹ בַהֶרֶת, וְהָיָה בְעוֹר-בְּשָׂרוֹ, לְנֶגַע צָרָעַת--וְהוּבָא אֶל-אַהֲרֹן הַכֹּהֵן, אוֹ אֶל-אַחַד מִבָּנָיו הַכֹּהֲנִים.

Quando um homem tiver na pele de sua carne inchação, pústula, ou mancha, e se tornar na sua pele como chaga de lepra, será levado a Aharon, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes.

Não é comum a torá usar a palavra Adam, mas aqui é porque essa palavra faz alusão ao messias. É um acróstico para Adão + Davi + Messias. 


❓Quando virá o Messias?

O que o texto revela é que o messias seria leproso, cujo nascimento contaminou não só a mãe, mas o seu relacionamento com o seu próprio povo seria difícil. O messias seria rejeitado, tido como um leproso, impuro, mas a própria torá já diz como deve fazer para aproximá-lo de volta ao povo. Antes, quero mostrar um midrash interessante sobre isso.

Yehoshua ben Levi, um sábio piedoso e místico, teve a chance de encontrar o profeta Elias e lhe perguntou:

“Quando o Messias virá?”

Elias respondeu:

“Vá e pergunta a ele mesmo.”

Surpreso, o rabino perguntou onde ele poderia encontrá-lo, e Elias disse:

“Ele está sentado às portas de Roma, entre os pobres e os doentes. Ele se senta entre os leprosos.”

Mas havia uma diferença: enquanto os outros leprosos retiravam todos os curativos de uma vez para tratar suas feridas, o Messias tirava um curativo de cada vez, dizendo:

“Talvez eu seja chamado de repente, e não quero me atrasar.”

Yehoshua ben Levi foi até lá, encontrou o Messias e perguntou:

“Paz esteja contigo, mestre e senhor!”

O Messias respondeu:

“Paz esteja contigo, filho de Levi.”

O rabino perguntou:

“Quando virás, senhor?”

E o Messias respondeu:

“Hoje.”

Mais tarde, Yehoshua voltou a Elias e disse:

“Ele mentiu para mim. Disse que viria hoje, mas não veio.”

Elias explicou:

“Ele estava citando um versículo das Escrituras:

‘Hoje, se ouvirdes a Sua voz’ (Salmos 95:7).

Ele virá quando o povo estiver pronto.”


A torá atesta que o messias seria rejeitado pelo seu povo, mas o próprio povo o traria de volta dos portões de Roma.


📜 Haftarah – 2 Shemuel 6:1–7:17

A Arca, o Tremor e a Dança

Antes de entrar no texto da haftará quero terminar o assunto do messias. Há uma conexão muito forte entre Lv 13:2 e Is 53 que vale a pena ser destacado. 

אָכֵן חֳלָיֵנוּ הוּא נָשָׂא, וּמַכְאֹבֵינוּ סְבָלָם; וַאֲנַחְנוּ חֲשַׁבְנֻהוּ, נָגוּעַ מֻכֵּה אֱלֹהִים וּמְעֻנֶּה.

Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

A palavra em negrito é a mesma usada em Levítico para falar da lepra (נגע צרעת), o que nos leva a entender que Yeshua teria sim um relacionamento difícil com o seu povo, afinal o consideraram aflito. Mas o fato de o verso trazer a palavra adam, como já dito, nos leva a ver que era ele quem provia a nossa salvação e ainda, a palavra adam se refere à humanidade. Yeshua sofreu não só pelo povo de Israel, mas proveu redenção para todo aquele que nele crê. Por fim, o messias será reconhecido e seu próprio povo o trará de volta ao seu meio como está escrito "Esta será a lei do leproso no dia de sua purificação: Ele deverá ser trazido ao sacerdote. E o sacerdote sairá do acampamento, e o sacerdote verá, e eis que a chaga da lepracfoi curada do leproso". Israel é a nação sacerdote e será Israel que trará Yeshua de volta


A haftará fala sobre o momento que D'us irá restaurar o planeta terra do pecado. O capítulo 66 de Isaías fala de como será esse dia e que todas as nações virão a adorar a D'us já sem a presença do pecado.

 "Trarão todos os vossos irmãos, dentre todas as nações, por oferta ao Senhor, sobre cavalos, em liteiras e sobre mulas e dromedários, ao meu santo monte, a Jerusalém, diz o Senhor, como quando os filhos de Israel trazem as suas ofertas de manjares, em vasos puros à Casa do Senhor. Também deles tomarei a alguns para sacerdotes e para levitas, diz o Senhor. Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor."

 Isaías 66:20-23. 

Após a vinda de Yeshua, haverá um período onde a terra será desolada por mil anos e então haverá restauração de todas as coisas, um novo Éden e estaremos continuamente na presença de D'us.

 "O mundo deverá existir por seis mil anos, e um (mil, o sétimo), deverá estar desolado, como está escrito, e somente o Eterno será exaltado naquele dia" 

talmud sanhedrin 97a.


✝️ Brit Chadashá – Mateus 8:14/ 23:16-24/ João 6:8-13

Na porção da brit chadashá, Yeshua faz uma série de advertências contra a hipocrisia dos fariseus de sua época. Fechavam o reino dos céus para os homens, impondo cargas muito pesadas aos homens, e nem eles mesmos conseguiam cumprir com todas as coisas. O serviço a D'us estava corrompido a ponto de os próprios mestres dizerem que jurar pelo altar não era nada, mas estava obrigado a cumprir o juramento se esse fosse feito pela oferta do altar. Yeshua condena e diz "qual é mais importante: O altar ou a oferta que é santificada por causa do altar?"

Paulo diz que a letra mata, mas o Espírito vivifica. Paulo quis dizer que focar excessivamente na letra deixa a pessoa obtusa, cega. Mas o espírito, aquele que guiou os profetas a escreverem nos leva ao verdadeiro princípio da letra. Se estudarmos buscando a direção divina não cometeremos os mesmos erros dos fariseus, mas verdadeiramente serviremos a D'us em espírito e em verdade. A foco excessivo na letra, sem a compreensão do significado dela deixa o indivíduo neurótico em rituais sem sentido, mas buscando o Espírito Santo, a letra ganha um significado e uma aplicação correta da letra. 


Reflexão: no midrash do rabino Yehoshua ben Levi, o messias diz que retornaria "hoje, se ouvirdes a minha voz." Antes de Yeshua retornar ele faz um convite a cada um convite a cada um de nós "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo." Aceitando esse convite, você estará pronto a receber Yeshua nos ares




Muito obrigado por ler até aqui! Se gostou desse conteúdo e deseja ler mais sobre assuntos como esse, considere a ideia de nos seguir aqui no blog e pelo instagram! @um_judeu_adventista 

Se desejar contribuir de forma financeira, poderá nos ajudar através da doação via pix, para que assim esse conteúdo alcance mais pessoas e melhore a sua qualidade! 
00020126580014br.gov.bcb.pix0136f3b81543-e507-4427-a065-0ded7804b6dc5204000053039865802BR5922MATEUS HENRIQUE CORREA6009Sao Paulo62290525REC6793E86ACB67D98134766863048F4E


Escrito por: Israel Gusmão









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tzniut: Um chamado à modéstia

Teshuvá  תשובה Tzniut: Um Chamado à Modéstia ב''ה Embora esse tema seja bastante polêmico dentro do cenário religioso, não podemos simplesmente ignora-lo. E é necessário que seja debatido e discutido, pois como nos vestimos também importa para D'us, pois como filhos de um Rei, devemos nos portar de tal maneira, pois D'us é digno de filhos modestos e decentes.  Na parashat dessa semana (Tetsavê) estudamos um pouco mais sobre as vestes do sumo-sacerdote de Israel (Cohen Gadol) e f omos convidados a contemplar a beleza da modéstia, não apenas como um conceito exterior, mas como uma expressão profunda de reverência e santidade. As vestes sacerdotais descritas em Êxodo 28, elaboradas com detalhes precisos e materiais nobres, não eram meramente adornos, mas símbolos de uma vida consagrada ao serviço divino. Cada fio, cada cor, cada pedra preciosa falava de uma dignidade que transcendia o superficial, apontando para um chamado interior: a modéstia como reflexo da presença de D...

Minha história

ב''ה Minha História  Nasci em uma família judaica não religiosa, mas minha jornada espiritual tomou um novo rumo quando, aos 13 anos, conheci a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Em 2018, fiz minha profissão de fé e fui batizado nesta igreja. Apesar dessa nova direção na minha fé, continuo a seguir os costumes judaicos, o que me permite manter uma conexão profunda com minhas raízes e tradições culturais. Atualmente, faço parte do ministério judaico-adventista na Beth Bnei Tzion (BBT), onde posso integrar minhas convicções adventistas com minhas práticas judaicas. Este ministério me oferece uma comunidade onde judeus que acreditam em Yeshua Hamashiach como seu Salvador podem se reunir, compartilhar e crescer juntos. Meu blog é um espaço dedicado a todos aqueles judeus que, como eu, encontraram em Yeshua uma nova dimensão de sua fé. Através dele, pretendo compartilhar minha perspectiva única, abordando como é ser um judeu que acredita em Jesus e ao mesmo tempo fazer parte do minist...

Beth Midrash: Lição 8- Livre Arbítrio, Amor e Providência Divina (15 de fev. - 21 de fev.)

  Beth Midrash בית מדרש (Casa de Estudo) Lições e comentários sobre a escola sabatin a.