27ª Parashat Tazría-Metzorá (27 de abril.- 03 de maio)
Escrito por: Israel Gusmão
תזרוע--מצורע (Semeai- Leproso)
Levítico/Vayikrá 12:1-13:59
" Fala aos filhos de Israel dizendo: Se uma mulher conceber e der a luz à um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda."
Levítico/Vayikrá 14:1-15:33
"Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote,"
1ª Aliyah (Domingo): Veyikrá/Levítico 12:1-13:23
2ª Aliyah (Segunda-feira): Veyikrá/Levítico 13:24-39
3ª Aliyah (Terça-feira): Veyikrá/Levítico 13:40-54
4ªAliyah (Quarta-feira): Veyikrá/Levítico 13:55-14:20
5ª Aliyah (Quinta-feira): Veyikrá/Levítico 14:21-32
6ª Aliyah (Sexta-feira): Veyikrá/Levítico 14:33-53
7ª Aliyah (Sábado): Veyikrá/Levítico 14:54-15:33
Haftarah (Os Profetas)
Isaías 66:1-24
II Reis 4:42-5:19/ 7:3-7:20
Brit Chadashá (Novo Testamento)
Mateus 8:14 / 23:16-23:24
João 6:8-13
Comentários:
🔥 Fogo do Céu, Silêncio da Alma: Lições Eternas da Parashat Tazría-Metsorá
📖 Vayikra (Levítico) 13:45
“O leproso em quem estiver a praga, suas roupas serão rasgadas, a cabeça descoberta, cobrirá o bigode e clamará: Impuro! Impuro!”
(Vayikra 10:2)
🌟 Introdução: As Impurezas
Essa semana, seremos privilegiados com mechubarot, ou seja, duas porções da torá juntas. Tazría-Metzorá. Essas são duas porções muitíssimo importantes e altamente proféticas. Porque nelas os rabinos da antiguidade entenderam que esses capítulos falam do mashiach. De fato, se você estuda a torá e não vê a figura do mashiach, você está estudando a torá errado! Yeshua diz que Moisés fala a respeito dele e quem não crê em Moisés não pode crer em Yeshua. Em Lv 12:2 vemos:
דַּבֵּר אֶל-בְּנֵי יִשְׂרָאֵל, לֵאמֹר, אִשָּׁה כִּי תַזְרִיעַ, וְיָלְדָה זָכָר וְטָמְאָה שִׁבְעַת יָמִים, כִּימֵי נִדַּת דְּוֹתָהּ
תִּטְמָא.
Fala aos filhos de Israel, dizendo: A mulher, quando conceber e der à luz um homem, será impura por sete dias; como nos dias da impureza de sua indisposição será impura.
Olhando com olhos proféticos, os rabinos atrelaram esse verso ao salmo 2, que diz "Proclamarei o que me disse o Eterno: "Tu és meu filho", Hoje de gerei (ילדתיך)". Essa parashá fala sobre o mashiach. Também há algo fascinante nesse verso. Não bastasse os rabinos conectarem esse verso com o salmo 2, eu percebi que a palavra usada para conceber é tazría, que é usado geralmente para sementes, e voltando no Gênesis D'us fala que a semente (zêra) da mulher esmagaria a cabeça da serpente. O verso só pode estar falando do mashiach, isso é bem claro nas entrelinhas.
Perceba também que esse verso fala de sete dias de impureza e no oitavo o menino é circuncidado. Oito é o número do messias na tradição judaica. Sete representa as coisas terrenas e o oito a restauração de todas as coisas, oito são os nomes do messias de acordo com Is 9:6... então a figura do messias abre a parashá da semana e logo em seguida a torá vai falar de lepra? O que os rabinos disseram sobre isso é muito interessante e traz luz ao entendimento da missão de Yeshua. Lv 13:2
אָדָם, כִּי-יִהְיֶה בְעוֹר-בְּשָׂרוֹ שְׂאֵת אוֹ-סַפַּחַת אוֹ בַהֶרֶת, וְהָיָה בְעוֹר-בְּשָׂרוֹ, לְנֶגַע צָרָעַת--וְהוּבָא אֶל-אַהֲרֹן הַכֹּהֵן, אוֹ אֶל-אַחַד מִבָּנָיו הַכֹּהֲנִים.
Quando um homem tiver na pele de sua carne inchação, pústula, ou mancha, e se tornar na sua pele como chaga de lepra, será levado a Aharon, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes.
Não é comum a torá usar a palavra Adam, mas aqui é porque essa palavra faz alusão ao messias. É um acróstico para Adão + Davi + Messias.
❓Quando virá o Messias?
O que o texto revela é que o messias seria leproso, cujo nascimento contaminou não só a mãe, mas o seu relacionamento com o seu próprio povo seria difícil. O messias seria rejeitado, tido como um leproso, impuro, mas a própria torá já diz como deve fazer para aproximá-lo de volta ao povo. Antes, quero mostrar um midrash interessante sobre isso.
Yehoshua ben Levi, um sábio piedoso e místico, teve a chance de encontrar o profeta Elias e lhe perguntou:
“Quando o Messias virá?”
Elias respondeu:
“Vá e pergunta a ele mesmo.”
Surpreso, o rabino perguntou onde ele poderia encontrá-lo, e Elias disse:
“Ele está sentado às portas de Roma, entre os pobres e os doentes. Ele se senta entre os leprosos.”
Mas havia uma diferença: enquanto os outros leprosos retiravam todos os curativos de uma vez para tratar suas feridas, o Messias tirava um curativo de cada vez, dizendo:
“Talvez eu seja chamado de repente, e não quero me atrasar.”
Yehoshua ben Levi foi até lá, encontrou o Messias e perguntou:
“Paz esteja contigo, mestre e senhor!”
O Messias respondeu:
“Paz esteja contigo, filho de Levi.”
O rabino perguntou:
“Quando virás, senhor?”
E o Messias respondeu:
“Hoje.”
Mais tarde, Yehoshua voltou a Elias e disse:
“Ele mentiu para mim. Disse que viria hoje, mas não veio.”
Elias explicou:
“Ele estava citando um versículo das Escrituras:
‘Hoje, se ouvirdes a Sua voz’ (Salmos 95:7).
Ele virá quando o povo estiver pronto.”
A torá atesta que o messias seria rejeitado pelo seu povo, mas o próprio povo o traria de volta dos portões de Roma.
📜 Haftarah – 2 Shemuel 6:1–7:17
A Arca, o Tremor e a Dança
Antes de entrar no texto da haftará quero terminar o assunto do messias. Há uma conexão muito forte entre Lv 13:2 e Is 53 que vale a pena ser destacado.
אָכֵן חֳלָיֵנוּ הוּא נָשָׂא, וּמַכְאֹבֵינוּ סְבָלָם; וַאֲנַחְנוּ חֲשַׁבְנֻהוּ, נָגוּעַ מֻכֵּה אֱלֹהִים וּמְעֻנֶּה.
Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
A palavra em negrito é a mesma usada em Levítico para falar da lepra (נגע צרעת), o que nos leva a entender que Yeshua teria sim um relacionamento difícil com o seu povo, afinal o consideraram aflito. Mas o fato de o verso trazer a palavra adam, como já dito, nos leva a ver que era ele quem provia a nossa salvação e ainda, a palavra adam se refere à humanidade. Yeshua sofreu não só pelo povo de Israel, mas proveu redenção para todo aquele que nele crê. Por fim, o messias será reconhecido e seu próprio povo o trará de volta ao seu meio como está escrito "Esta será a lei do leproso no dia de sua purificação: Ele deverá ser trazido ao sacerdote. E o sacerdote sairá do acampamento, e o sacerdote verá, e eis que a chaga da lepracfoi curada do leproso". Israel é a nação sacerdote e será Israel que trará Yeshua de volta
A haftará fala sobre o momento que D'us irá restaurar o planeta terra do pecado. O capítulo 66 de Isaías fala de como será esse dia e que todas as nações virão a adorar a D'us já sem a presença do pecado.
"Trarão todos os vossos irmãos, dentre todas as nações, por oferta ao Senhor, sobre cavalos, em liteiras e sobre mulas e dromedários, ao meu santo monte, a Jerusalém, diz o Senhor, como quando os filhos de Israel trazem as suas ofertas de manjares, em vasos puros à Casa do Senhor. Também deles tomarei a alguns para sacerdotes e para levitas, diz o Senhor. Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor."
Isaías 66:20-23.
Após a vinda de Yeshua, haverá um período onde a terra será desolada por mil anos e então haverá restauração de todas as coisas, um novo Éden e estaremos continuamente na presença de D'us.
"O mundo deverá existir por seis mil anos, e um (mil, o sétimo), deverá estar desolado, como está escrito, e somente o Eterno será exaltado naquele dia"
talmud sanhedrin 97a.
✝️ Brit Chadashá – Mateus 8:14/ 23:16-24/ João 6:8-13
Na porção da brit chadashá, Yeshua faz uma série de advertências contra a hipocrisia dos fariseus de sua época. Fechavam o reino dos céus para os homens, impondo cargas muito pesadas aos homens, e nem eles mesmos conseguiam cumprir com todas as coisas. O serviço a D'us estava corrompido a ponto de os próprios mestres dizerem que jurar pelo altar não era nada, mas estava obrigado a cumprir o juramento se esse fosse feito pela oferta do altar. Yeshua condena e diz "qual é mais importante: O altar ou a oferta que é santificada por causa do altar?"
Paulo diz que a letra mata, mas o Espírito vivifica. Paulo quis dizer que focar excessivamente na letra deixa a pessoa obtusa, cega. Mas o espírito, aquele que guiou os profetas a escreverem nos leva ao verdadeiro princípio da letra. Se estudarmos buscando a direção divina não cometeremos os mesmos erros dos fariseus, mas verdadeiramente serviremos a D'us em espírito e em verdade. A foco excessivo na letra, sem a compreensão do significado dela deixa o indivíduo neurótico em rituais sem sentido, mas buscando o Espírito Santo, a letra ganha um significado e uma aplicação correta da letra.
Reflexão: no midrash do rabino Yehoshua ben Levi, o messias diz que retornaria "hoje, se ouvirdes a minha voz." Antes de Yeshua retornar ele faz um convite a cada um convite a cada um de nós "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo." Aceitando esse convite, você estará pronto a receber Yeshua nos ares


%2016.26.10_4f6275f0.jpg)
Comentários
Postar um comentário