24ª Parashat Vayikrá (30 de mar.- 05 de abril.)
Escrito por: Israel Gusmão
ויקרא Vayikrá (E Elechamou)
Levítico/Vayikrá 1:1-5:26
"E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dize-lhes: Quando algum de vocês oferecer oferta ao Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha."
1ª Aliyah (Domingo): Veyikrá/Levítico 1:1-13
2ª Aliyah (Segunda-feira): Veyikrá/Levítico 1:14-2:6
3ª Aliyah (Terça-feira): Veyikrá/Levítico 2:7-16
4ªAliyah (Quarta-feira): Veyikrá/Levítico 3:1-17
5ª Aliyah (Quinta-feira): Veyikrá/Levítico 4:1-26
6ª Aliyah (Sexta-feira): Veyikrá/Levítico 4:27-5:10
7ª Aliyah (Sábado): Veyikrá/Levítico 5:11-26
Haftarah (Os Profetas)
Isaías 43:21-44:23
Brit Chadashá (Novo Testamento)
Marcos 11:1-12:44
Hebreus 10:1-18
LEITURAS ESPECIAIS PARA PÊSSACH 2025
Pêssach Dia 1 (12/04/2025)
1.Êxodo 12:21-24
2.Êxodo 12:25-28
3.Êxodo 12:29-36
4.Êxodo 12:37-42
5.Êxodo 12:43-51
Maftir: Números 28:16-25
Haftará: Josué 5:2-6:1, 6:27
Pêssach Dia 2 (13/04/2025)
1.Levítico 22:26-23-3
2.Levítico 23:4-14
3.Levítico 23:15-22
4.Levítico 23:23-32
5.Levítico 23:33-44
Maftir: Números 28:16-25
Haftará: II Reis 23:1-9, 23:21-25
Pêssach Dia 3 (14/04/2025)
1.Êxodo 13:1-4
2.Êxodo 13:5-10
3.Êxodo 13:11-16
4.Números 28:19-25
Pêssach Dia 4 (15/04/2025)
1.Êxodo 22:24-26
2.Êxodo 22:27-23:5
3.Êxodo 23:6-19
4.Êxodo 23:6-19
5.Números 28:19-25
Pêssach Dia 5 (16/04/2025)
1.Êxodo 33:12-16
2.Êxodo 33:17-19
3.Êxodo 33:20-23
4.Êxodo 34:1-3
5.Êxodo 34:4-10
6.Êxodo 34:11-17
7.Êxodo 34:18-26
Maftir: Números 28:19-25
Haftará: Ezequiel 37:1-14
Pêssach Dia 6 (17/04/2025)
1.Números 9:1-5
2.Números 9:6-8
3.Números 9:9-14
4.Números 28:19-25
Pêssach Dia 7-Shivii Pêssach (18/04/2025)
1.Êxodo 13:17-22
2.Êxodo 14:1-8
3.Êxodo 14:9-14
4.Êxodo 14:15-25
5.Êxodo 14:26-15:26
Pêssach Dia 8-Shemini Pêssach (19/04/2025)
1.Deuteronômio 15:19-23
2.Deuteronômio 16:1-3
3.Deuteronômio 16:1-3
4.Deuteronômio 16:4-8
5.Deuteronômio 16:13-17
Maftir: Números 28:19-25
Haftará: Isaías 10:32-12:6
E chamou Moisés. Cada [vez que D'us se comunicava com Moisés, fosse representado pela expressão] וַיְדַבֵּר , “E Ele falou,” ou וַיֹּאמֶר ; “e Ele disse,” ou וַיְצַו , “e Ele ordenou,” era sempre precedido por [D'us] chamando [Moisés pelo nome] ( Torath Kohanim 1:2-3). [ קְרִיאָה ] é uma expressão de afeição, a [mesma] expressão empregada pelos anjos ministradores [quando se dirigem uns aos outros], como diz, “E um chamou ( וְקָרָא ) ao outro…” ( Isa. 6:3) . Aos profetas das nações do mundo, no entanto, Ele se revelou através de expressões que denotam coincidência e impureza, como diz o versículo: “e aconteceu que D'us [encontrou] ( וַיִּקָּר ) Balaão” ( Núm. 23:4) . - [ Bemidbar Rabbah 52:5] [A expressão וַיִּקָּר tem o significado de um acontecimento coincidente, e também alude à impureza. [Veja Deut. 23:11 , a respeito da expressão מִקְרֵה לַיְלָה .]
E chamou Moisés. A voz [Divina] emanou e chegou aos ouvidos de Moisés, enquanto todo [o resto] de Israel não a ouviu. Alguém poderia pensar que para cada nova seção [representando um novo tópico], havia também [tal] chamado. A Escritura, portanto, declara, “e [o Senhor] falou ( וַיְדַבֵּר ) [a ele],” [denotando que] somente para a fala, [isto é, quando D'us “falou” a Moisés, ou “disse” a ele, ou “ordenou” a ele,] houve um chamado, mas não nas subseções. [Pois quando essas expressões são empregadas, elas demarcam o início das seções principais, isto é, quando D'us primeiro chamou Moisés e então prosseguiu com a profecia em questão, diferentemente do início de cada subseção separada, quando D'us simplesmente continuou Sua comunicação a Moisés sem “chamá-lo” novamente. Agora, se cada subseção na Torá não representa um novo aceno de D'us para Moisés, inaugurando uma nova profecia, então] qual é o propósito dessas subseções? Dar a Moisés uma pausa, para contemplar entre uma passagem e a próxima, e entre um assunto e outro. [E se essa pausa para contemplação foi dada ao grande Moisés quando estava sendo ensinado por D'us, então] quanto mais [necessário é] para um homem comum aprendendo [Torá] de outro homem comum [ter permissão para pausas entre seções e assuntos, para contemplar cuidadosamente e entender o material que está sendo aprendido]. — [ Torath Kohanim 1:3]
A parashá dessa semana se chama Vaikrá; quero fazer uma introdução ao livro de Levítico e falar sobre o significado da palavra vaikrá. A palavra Vaikrá significa "e chamou" e é sobre isso que se trata o livro; chamando o leitor a compreendê-lo e seguir o seu padrão moral. O livro é um chamado para se separar das coisas comuns e obedecer aos padrões morais e de justiça de D'us. Ouso dizer que o livro de Vaikrá é um dos mais importantes da bíblia e que sem ele, é impossível compreender a missão de Yeshua e muitos dos ensinos apostólicos, sobretudo de Paulo.
Êxodo termina com D'us enchendo o tabernáculo com sua Glória e em seguida ele chama Moisés para dar instruções detalhadas sobre o funcionamento do mesmo. O livro de Vaikrá não é somente para os levitas, aludindo ao nome do livro em português; mas ao estudar esse livro, é possível entender de forma prática e simples a gravidade do pecado e como fazer para evitá-lo. Ao levar os animais para serem sacrificados, o adorador deveria ter em sua mente que o pecado separa o homem de D'us e que Ele tinha provido a reconciliação.
O livro de Vaikrá também mostra a santidade de modo tangível onde D'us se importa com aspectos da vida diária do ser humano. Leis referentes à alimentação, por exemplo mostram que santidade está mesmo nas pequenas coisas; na verdade é nos pequenos detalhes que podemos perceber a grandiosidade de uma vida segundo a vontade de D'us. Na parashá kedoshim, D'us dá padrões morais e instruções de forma a não contaminar a terra, para que ela não devolvesse a iniquidade do ser humano. E em cada um dos capítulos vemos Yeshua prefigurado, como veremos ao longo do nosso estudo.
Haftará
A haftará da parashá Vaikrá se conecta com o texto da torá porque D'us promete estar com seu povo em todos os momentos. Palavras de encorajamento que se conectam de forma harmoniosa com o evento da inauguração do mishkan. "Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. [2] Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." Is 43:1,2.
No contexto da haftará, os judeus estavam cativos na Babilônia e um pouco desesperançosos com sua situação. Mas a promessa de redenção e retorno, traz vigor a alma cansada. O verso 2 de Isaías 43 mostra a presença de D'us em todos os momentos. A imagem de D'us acompanhando o povo na jornada desde o Egito até Canaan é muito forte e é reafirmada ao longo de toda a bíblia. Na minha opinião, essa é a maneira mais didática de D'us se revelar e mostrar que também é "gente como a gente". Ele se apequena para que possamos compreendê-lo e nos relacionar com Ele.
Brit Chadashá
Hebreus 10 mostra como que o ritual do mishkan se conecta a Yeshua de maneira perfeita. Já mencionei em outra ocasião que os rabinos da antiguidade já diziam que nunca foi da vontade de D'us que os sacrifícios fossem realizados. O comentarista da torá D. Isaac Abravanel explica que haveria um tempo em que eles teriam mais validade. E é sobre isso que o autor de Hebreus fala nesse capítulo. De acordo com os profetas, vemos que o Mashiach levaria os pecados do povo "Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Is 53:4,5.
O capítulo de Hebreus também concorda com D. Isaac Abravanel! Na realidade, os sacrifícios nos mostram que fazer o que D'us pede é mais importante do que todo o resto. O verdadeiro sacrifício aceitável é fazer a vontade de D'us e andar em santidade. O sangue de Yeshua só foi aceito porque ele mesmo se sujeitou à vontade de D'us. Samuel disse a Shaul "Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros."


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