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Beth Midrash: Lição 12-Amor e Justiça: Os Dois Maiores Mandamentos (15 de mar. - 21 de mar.)

 

Beth Midrash

בית מדרש

(Casa de Estudo)

Lições e comentários sobre a escola sabatina.


ב''ה

RESUMO: Lição da Escola Sabatina

LIÇÃO 12 - Amor e Justiça: Os Dois Maiores Mandamentos

15 de mar. de 2025 - 21 de mar. de 2025

Escrito por: Amanda Medina

Verso da semana: "Se alguém afirmar: 'Eu amo a D'us', mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a D'us, a quem não vê" (Yochanan/João 4:20)


Shabbat - Sábado

O amor a D'us e ao próximo são indissociáveis. João nos ensina que não podemos afirmar amar a D'us se nutrimos ódio por nosso irmão. Isso porque o amor verdadeiro se manifesta em ações concretas, na maneira como tratamos aqueles ao nosso redor. Se somos incapazes de amar aquele que vemos, como poderemos amar a D'us, a quem não vemos? Essa verdade nos desafia a refletir sobre nosso comportamento diário: tratamos os outros com misericórdia, paciência e respeito? Ou permitimos que ressentimentos, preconceitos e indiferença dominem nossas relações? O verdadeiro amor não é apenas um sentimento, mas uma escolha e um compromisso de agir conforme o caráter de D'us.

O amor, no entanto, não pode ser dissociado da justiça. D'us é amor, mas também é justo, e Ele espera que Seus filhos reflitam esses atributos em um mundo marcado pelo sofrimento e pela desigualdade. Isso significa que não podemos ignorar a dor do próximo, a opressão ou a injustiça. Devemos ser agentes ativos do amor divino, promovendo o bem, aliviando o sofrimento e buscando a justiça, pois nosso testemunho cristão não se resume a palavras, mas se revela em atitudes que refletem o caráter de Cristo. Quando amamos verdadeiramente, demonstramos que nossa fé é genuína e que conhecemos a D'us, pois “aquele que não ama não conhece a D'us, porque D'us é amor” (1Jo 4:8).


Yom Rishon - Domingo

O Talmud conta que um não-judeu foi até Rabino Shamai e perguntou se poderia ensinar-lhe a Torah "em um pé só". Shamai mandou o homem embora pois considerou aquilo uma provocação. O que de fato era, todavia ao perguntar para outro Rabino, desta vez Hilel não foi mandado embora. A questão foi respondida da seguinte forma:" Em um pé só, a ideia mais importante do judaísmo é não fazer ao próximo o que você não gostaria que fizessem a você." 

De forma semelhante Yeshua também foi questionado sobre qual o mandamento seria o maior. Em sua síntese, Yeshua diz que toda a Torah e os profetas dependem das duas maiores Mitsvot. 

Para promover o amor e a justiça no mundo (Tikun Olam) é necessário uma mudança interior, algo que em outro encontro Yeshua deixa explícito (Mt 19:16-23). "Uma coisa te falta..." Para aquele príncipe, as Mitsvot que se referem ao próximo já eram obedecidos a risca. Mal sabia ele que, o princípio vital dos mandamentos não estava em seu caráter. Carecia de amor na alma. 


Yom Sheni - Segunda-Feira

" Se eu quiser me aproximar de D'us, terei que me aproximar dos meus semelhantes. Se eu sou seu amigo, sou amigo de D'us. Se eu sou seu inimigo, sou inimigo tanto de D'us quanto de suas criaturas."

 - Elie Wiesel 

A verdadeira Emunah ( Fé) é aquela que não incentiva o "praticante tolo" mas faz dele um praticante comprometido. 

Assim como amar a D'us está indissociável de amar o outro. A idolatria(Avodá zará) faz não apenas que o homem vire as costas ao Eterno, mas faz com que também vire as costas ao outro. 

"E quem quer que deixar de manifestar esse amor está transgredindo a lei que professa reverenciar. Pois o espírito que manifestamos para com nossos irmãos, declara qual nosso espírito para com D'us. O amor de D'us no coração é a única fonte de amor para com o nosso semelhante." (O Desejado de Todas as Nações, pg505.)


Yom Shlishi - Terça-Feira

É possível mandar alguém amar? O amor não é algo misterioso que simplesmente acontece ? De acordo com a Torah não é assim. Pois a verdadeira Emunah (fé) não é sentimento, mas uma decisão firme de praticar aquilo que o Eterno deu por instrução. 

É compreender que é impossível servir a D'us somente de lábios. Mas nosso amor precisa ser real, com todas as nossas forças, com todo nosso intelecto, com nossas ações.

São nossas ações que vão falar mais do que discursos eloquentes. 

"Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: Se tiverem amor uns aos outros." (Jo 13:35) 


Yom Revii - Quarta-Feira

Permita-me contar uma história:

O Talmud tem um exemplo de praticante tolo. Aquele que acredita estar cumprindo uma mitsvá enquanto negligencia o seu próximo. 

"É um homem que está envolto em seu Talit diante de uma orla marítima e completamente voltado à oração. De repente ele ouve os gritos de uma pessoa que está se afogando e pedindo ajuda. Mesmo sabendo que pode resgatar o homem se pular no mar, ele continua em seu lugar - pois como poderia abandonar D'us ?"

O Eterno ama a justiça, e nos chama para praticar esse amor com nossas ações. Fazendo essas coisas sem omitir aquela. 

Logicamente orar é importante, é a respiração da alma. Mas jamais uma Mitsvá será uma justificativa para negligenciar aquele a quem o Eterno ama.  


Yom Chamishi - Quinta-Feira

Observe o termo traduzido como “próximo” neste versículo é רֵעַ ( rêa - ray'-ah  ), que significa “amigo”, “companheiro”. Ou seja, apenas quem pertence ao meu povo, raça, etnia. Mas então Levítico vai além de sua discussão sobre as relações dentro de Israel e ordena que o povo de D'us também ame os não-israelitas: na terra do Egito; Eu sou o Senhor teu D'us”. (Lv 19:34)

Percebeu a semelhança ? Yeshua também vai além na discussão e diz para amarmos nossos inimigos! (Mt 5:44)  

No ensino de Yeshua “compaixão” “misericórdia” ou “bondade amorosa” ( חֶסֶד ; chesed ) para com outras pessoas transcende todos os outros mandamentos. Um samaritano era um forasteiro, sem obrigação de cuidar do cadáver de um judeu, mas mostrou compaixão pelo homem ferido. Refletindo assim que era alguém que conhecia a D'us, por suas ações.

"Nosso próximo é toda alma que se acha ferida e quebrantada pelo adversário. Nosso próximo é todo aquele que é propriedade de D'us."( O Desejado de Todas as Nações Cap 54)


Yom Shishi - Sexta-Feira

O Midrásh conta que um grupo de pessoas sentadas dentro de um barco. Quando um individuo começou a furar seu banco. Ao passo que os outros o questionaram ele retrucou "O que isso tem haver com vocês? Estou furando o meu assento". A questão é óbvia: na vida estamos todos no mesmo barco, e o que fazemos afeta o outro, seja para o bem ou para o mal. Caim estava errado, somos sim guardiões de nossos irmãos. 

"O amor puro é simples em suas maneiras de agir, e distingue-se de qualquer outro princípio de ação. O amor da influência e o desejo de desfrutar a estima dos outros talvez produzam uma vida bem ordenada e, frequentemente, uma conduta irrepreensível. O respeito de nós mesmos nos pode levar a evitar a aparência do mal. Um coração egoísta pode praticar ações generosas, reconhecer a verdade presente, e exprimir humildade e afeição de maneira exterior, não obstante os motivos podem ser enganosos e impuros; as ações emanadas de um coração assim podem ser destituídas do sabor da vida, dos frutos de verdadeira santidade, dos princípios do amor puro. O amor deve ser nutrido e cultivado, pois sua influência é divina. "( Testemunhos Seletos Vol.1 p. 211.)


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Escrito por: Amanda Medina 




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