17ª Parashat Yitro (09 de fev.- 15 de fev.)
Escrito por: Israel Gusmão
יתרו Yitró (Jetro/Abundância)
Shemot /Êxodo 18:1-20:23
"Ora Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que D'us tinha feito a Moisés e a Israel, seu povo, como o SENHOR havia tirado a Israel do Egito."
1ª Aliyah: Shemot 18:1-12
2ª Aliyah: Shemot 18:13-23
3ª Aliyah: Shemot 18:24-27
4ªAliyah: Shemot 19:1-6
5ª Aliyah: Shemot 19:7-19
6ª Aliyah: Shemot 19:20-20:14
7ª Aliyah: Shemot 20:15-23Haftarah
Isaías 6:1-7:6; 9:6-7
Brit Chadashá
Mateus 27:1-28:20
Yitró (Jetro) sogro de Moshê (Moisés) fica sabendo do que aconteceu no Egito e vem saudar o genro e devolver a esposa dele. Ao se encontrar com Moshê, Yitró diz "Agora sei que o Eterno é grande, mais que todos os deuses; pela coisa que זדו (conspiraram) contra eles (hebreus)". Yitró se converte ao D'us de Israel ao ouvir dos seus feitos; na verdade, ele já conhecia o D'us de Avraham, mas por algum motivo ainda era descrente. Por isso disse "agora sei que o Eterno é grande". Então ele oferece sacrifícios e Aharon (Aarão) e os anciãos vem a comer pão com ele, como se o estivessem recebendo no meio do povo de Israel.
A seguir, D'us convida o povo para um grande revelação! Até então o Eterno se fez conhecido apenas a indivíduos, mas pela primeira vez na história ele se prepara para fazer um pacto com uma nação inteira. Antes de revelar as dez palavas, Hashem (D'us) diz através de Moshê "E agora, se ouvirdes atentamente Minha voz e guardardes Minha aliança, sereis para mim סגלה (tesouro especial) de todos os povos... E vós sereis para mim ממלכת כהנים (reino sacerdotal) e גוי קדוש (nação santa)". Israel seria a luz que iluminaria o mundo, chamando as nações a saírem da idolatria e servirem ao verdadeiro D'us.
A ideia aqui é que as nações se unissem à Israel, se convertendo à D'us e abandonando a idolatria e aceitassem a torá. Por isso a torá foi dada no monte Sinai, para que ninguém diga "a torá é minha". A torá é a lei de D'us, o padrão de justiça para todo aquele que se converte a D'us. Israel como reino de sacerdotes, estaria estabelecido no meio das nações para que, ao ouvirem falar de Israel, conhecessem a D'us se unissem, assim como Yitró foi recebido e a mistura de povos que saíram do Egito e a qual a Torá não faz distinção entre eles e Israel, chamando a todos de Am Yisrael (povo de Israel).
Haftará e Brit Chadashá
A haftará também conta de outra manifestação grandiosa, Yeshayahu (Isaías) vê o trono de D'us e fica maravilhado "... vi o Eterno sentado num trono elevado e resplandecente, e Seu manto preenchia todo o Templo...E eu disse 'Ai de mim estou perdido; pois sendo eu um homem de lábios impuros e vivendo entre um povo de lábios impuros, contemplaram meus olhos o Rei Eterno, o Senhor dos Exércitos". Yeshayahu teve a mesma reação do povo no deserto, medo de estar na presença do Rei dos Reis. Mas um anjo toca seus lábios e o purifica; então, fortalecido, se oferece a ser o porta-voz de D'us ao povo.
Ainda no contexto da Haftará, o reino de Yehudá (Judá) é atacado por Israel junto ao rei de Aram; Ochoz rei de Yehudá ficou com medo, mas Yeshayahu o conforta e diz a ele pedir um sinal e o sinal dado seria de que uma jovem grávida geraria um filho cujo nome seria Imanuel (Emanuel= D'us Conosco). Uma profecia com respeito ao nascimento do Mashiach. Logo após é dito sobre o Mashiach "Pois nasceu entre nós um uma criança, um filho nos foi dado. E sobre seus ombros estará a autoridade; seu nome será Maravilhoso Conselheiro, D'us Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz".
A Brit Chadashá dessa semana se concentra nos momentos finais da vida de Yeshua (Jesus), mas quero falar do verso que para mim, conecta os textos da parashá e haftará "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações..." Yeshua incumbe os discípulos a fazerem outros discípulos, cumprindo assim a missão dada em Êxodo. Anos mais tarde Pedro repete aos crentes não-judeus as mesmas palavras de Êxodo 19 (compare Êxodo 19:5,6 e 1Pedro 2:9,10)
Reflexão: a parashá dessa semana nos ensina sobre identidade e missão. Como você, seja judeu ou não, pode desenvolver seus talentos e fazer outros discípulos?







%2016.26.10_4f6275f0.jpg)
Comentários
Postar um comentário