Beth Midrash
בית מדרש
(Casa de Estudo)
Lições e comentários sobre a escola sabatina.
ב''ה
RESUMO: Lição da Escola Sabatina
LIÇÃO 9 - O Conflito Cósmico
22 de Fev. de 2025 - 28 de Fev. de 2025
Escrito por: Carllos Henrique.
Verso da semana: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a sua descendência e a descendência dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.” – Bereshit/ Gênesis 3:15
Shabbat - Sábado
A lição veio nos ensinar a respeito do conflito cósmico entre o bem e o mal conforme descrito na Bíblia. Ela menciona a inimizade entre a serpente e a mulher, e entre suas descendências, destacando que a descendência da mulher esmagará a cabeça da serpente (Bereshit/ Gênesis 3:15).
É importante entender o conflito entre o bem e o mal para na visão bíblica e na vida dos que aceitaram o Evangelho. As Escrituras são vistas como fonte de respostas sobre a origem do mal e como D’us lida com ele. Compreender esse conflito ajuda os seguidores de Yeshua (Jesus) enfrentarem desafios espirituais e a fortalecerem sua fé nele. Temos uma luta constante entre forças opostas e a esperança de vitória do bem, que pode ser uma inspiração para a fé e prática das Boas Novas.
Yom Rishon - Domingo
Temos uma reflexão para tirar baseando-se na parábola do joio e do trigo, encontrada no livro de Matityahu (Mateus), capítulo 13, versículos 24-30. O mal pode coexistir com o bem no mundo e D’us permite essa coexistência até o tempo da colheita, quando o joio será separado do trigo. Também aborda a paciência e a sabedoria de HaShém (D'us) em lidar com o mal, e nós como seus filhos devem confiar no seu perfeito julgamento.
Yom Sheni - Segunda-Feira
Por que o mundo, criado por HaShém, é tão ruim e tão mal? O mundo criado por D'us era "muito bom". Após a queda da humanidade, a experiência aqui se tornou diferente da criação original de HaShém. A serpente é identificada como HaSatã (Satanás), e a Bíblia dá respostas sobre a origem do mal, e como que todos nós somos influenciados em nosso campo de batalha da mente e do coração.
Yom Shlishi - Terça-Feira
A lição vem mencionar a queda de Lúcifer, que se rebelou contra HaShém. Lúcifer também conhecido como Satã, era um anjo exaltado que desejou ser igual a D'us, levando a uma guerra no céu. Como resultado, ele e seus anjos seguidores foram expulsos. Algumas passagens bíblicas de Isaías 14:12-15 e Ezequiel 28:12-17 são usadas para descrever a queda de HaSatan devido ao seu orgulho. A lição vem mencionar a queda de Lúcifer, que se rebelou contra HaShém. Lúcifer também conhecido como Satã, era um anjo exaltado que desejou ser igual a D'us, levando a uma guerra no céu. Como resultado, ele e seus anjos seguidores foram expulsos. Algumas passagens bíblicas de Isaías 14:12-15 e Ezequiel 28:12-17 são usadas para descrever a queda de HaSatan devido ao seu orgulho.
A lição vem mencionar a queda de Lúcifer, que se rebelou contra HaShém. Lúcifer também conhecido como Satã, era um anjo exaltado que desejou ser igual a D'us, levando a uma guerra no céu. Como resultado, ele e seus anjos seguidores foram expulsos. Algumas passagens bíblicas de Isaías 14:12-15 e Ezequiel 28:12-17 são usadas para descrever a queda de HaSatã devido ao seu orgulho.
Yom Revii - Quarta-Feira
Vemos a história da tentação de Yeshua no deserto, onde o Satã oferece-lhe todos os reinos do mundo em troca de adoração. Yeshua rejeita essa oferta, afirmando que apenas D'us deve ser adorado. Na história de Yeshua e a Tentação vemos a importância de resistir às tentações, mesmo quando parecem atraentes, pois elas nos AFASTAM DE HASHÉM.
Yom Chamishi - Quinta-Feira
A lição trás o título "A Natureza do Conflito Cósmico", a luta entre o bem e o mal. Satã é descrito como um ser que, desde o início, planejou usurpar a posição de D'us e enganar a humanidade. A importância de reconhecer e distinguir as forças do bem e do mal é fundamental, isso conhecemos através da Palavra de D'us e do Ruach Hakodesh (Espírito Santo) que está em nós. A justiça de HaShém é contrastada com as ações enganosas de Satanás. A confiança na justiça e sabedoria divinas, mesmo em meio a conflitos espirituais e pessoais.
A lição nos convida a refletir sobre nossa própria espiritualidade e a manter a fé firmada na palavra, discernindo entre o bem e o mal, e confiando na justiça divina. A citação de Ellen G. White reforça a ideia de que o caráter de Satã é revelado através de suas ações e objetivos, que são opostos aos de D'us.
Yom Shishi - Sexta-Feira
A Escritora Ellen G. White
em "O Grande Conflito", ensina que D'us não é responsável pelo surgimento do pecado. O pecado surgiu do abuso do livre-arbítrio por parte de Lúcifer. D'us criou seres inteligentes com a capacidade de escolher, e a rebelião de Lúcifer foi uma escolha deliberada contra a ordem divina. A importância do livre-arbítrio na criação de D'us e como ele permite a escolha, mesmo que leve a consequências negativas. HaShém é justo ao permitir que suas criaturas façam suas próprias escolhas, demonstrando a liberdade inerente à criação. Os seres criados têm responsabilidade por suas ações e escolhas. A mensagem central nos convida a valorizar o livre-arbítrio e a entender a justiça de D’us, reconhecendo as consequências de nossas próprias escolhas e lutarmos para escolhermos o melhor.
%2001.50.36_163ffceb.jpg)




%2016.26.10_4f6275f0.jpg)
Comentários
Postar um comentário