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Yossef: O Reflexo Profético do Mashiach


Teshuvá תשובה


ב''ה


Yossef: O Reflexo Profético do Mashiach

Escrito por: Clara Spinelli e Mateus Corrêa

Yossef (José), o filho amado de Yaakov (Jacó) era um jovem sonhador, marcado pela predileção de seu pai e pela túnica de cores que simbolizava essa afeição. Contudo, seus sonhos grandiosos, que indicavam sua futura supremacia, despertaram o ciúme de seus irmãos. Traído por eles, foi lançado em uma cisterna e vendido como escravo para o Egito.

No Egito, Yossef enfrentou novas adversidades. Na casa de Potifar, sua integridade foi testada, e ele resistiu à tentação, mas acabou injustamente preso por falsas acusações. Mesmo na prisão, sua fidelidade a Deus brilhou, e ele interpretou sonhos, demonstrando sabedoria e discernimento divinos.


Eventualmente, Yossef foi levado à presença de Faraó para interpretar sonhos que previam sete anos de abundância seguidos por sete anos de fome. Por sua habilidade e a revelação divina, foi elevado ao cargo de governador do Egito, administrando os recursos do país e salvando inúmeras vidas.

Durante a fome, seus próprios irmãos vieram ao Egito em busca de comida. Sem reconhecer Yossef, se curvaram diante dele, cumprindo os sonhos de sua juventude. Em um ato de graça, Yossef revelou sua identidade, perdoou-os e trouxe toda a sua família para o Egito, garantindo sua sobrevivência.


Mashiach Ben Yossef e Mashiach Ben David 

No judaísmo tradicional, há o conceito de dois tipos de Mashiach (Messias) que aparecem em diferentes períodos para cumprir missões específicas no plano divino. Esses dois Messias são o Mashiach ben Yosef (Messias filho de José) e o Mashiach ben David (Messias filho de Davi). Abaixo está uma explicação de cada um:

1. Mashiach ben Yosef (Messias filho de José)

O Mashiach ben Yosef é associado à tribo de Efraim, descendente de José (Yossef). Ele é visto como uma figura redentora preliminar, que precede a vinda do Mashiach ben David. Seu papel é principalmente militar e político, liderando Israel em tempos de crise.

Missão:

Luta e redenção: Ele é descrito como um líder que se opõe aos inimigos de Israel, especialmente em uma guerra final chamada de Guerra de Gog e Magog. 

Sofrimento e morte: É profetizado que o Mashiach ben Yosef será morto, o que simboliza um período de sofrimento e purificação para o povo de Israel. Sua morte desperta o arrependimento nacional e prepara o caminho para a redenção final.

Características principais:

Representa o aspecto prático e físico da redenção.

Seu sacrifício é muitas vezes interpretado como parte do plano divino para expiar os pecados de Israel. 


Mashiach Ben Yossef [Sukkah 52]

"Aquele que tomou para si a enfermidade da casa de Yisrael (Israel)

-Zohar p. 201

"O Leproso da casa do Rav. Yehuda HaNasi é seu nome, como está escrito: 'Na verdade ele carregou nossas doenças e suportou nossas dores; todavia, o consideramos ferido, ferido por D'us e aflito'. "

[Talmud Sanhedrin 98b] 


"Aquele que foi dito como leproso [rejeitado] na casa dos rabinos."

-Zohar p. 38


"Aquele qual encontraremos descanso, pois ele padeceu em nosso lugar"

- Pesiqta Rabbati p.37



2. Mashiach ben David (Messias filho de Davi)

O Mashiach ben David, descendente direto do Rei Davi, é a figura messiânica final e central na visão judaica. Ele traz a redenção completa e eterna.

Missão:

Redenção espiritual e política: Ele reunirá todos os judeus dispersos, reconstruirá o Templo em Jerusalém e estabelecerá um reino de justiça e paz.

Restauração de Israel: Ele restaurará a independência de Israel e trará prosperidade para o povo de Israel.

Reino messiânico: Sob sua liderança, o mundo inteiro reconhecerá o D'us de Israel, resultando em uma era de harmonia universal.


Características principais:

Representa o aspecto espiritual e eterno da redenção.

É descrito como um rei sábio, justo e temente a D'us.


[Talmud Sanhedrin 98]


"Mas ele virá e não tardará, rapidamente em nosso dias"

- Chayei Moharan II, p. 61


"Feliz é aquele que o espera"

-Rashi 


"Depois de ter tomado para si a tzaraat [Lepra] espiritual e ser ferido pelo Eterno recebendo todo o castigo que Yisrael (Israel) merece [Zohar, p. 201]... Eis o entendimento dos sábios: 

"Ele virá como um Rei, o Ben David, e trará a nossa redenção e o Mundo Vindouro com a santa Yerushalayim (Jerusalém) restaurada"


3. Relação entre os dois Messias:

Sequência: O Mashiach ben Yosef age como um precursor, preparando o caminho para o Mashiach ben David.

Propósito: Juntos, eles representam diferentes dimensões da redenção: o Mashiach ben Yosef lida com as questões práticas e materiais, enquanto o Mashiach ben David lida com a restauração espiritual e eterna.

Esses conceitos não aparecem explicitamente na Torá, mas são desenvolvidos na literatura rabínica, como o Talmud e os escritos místicos. No entanto, há variações na forma como diferentes correntes do judaísmo interpretam essas figuras, sendo que algumas dessas correntes interpretam esses dois como sendo a mesma pessoa, mas em períodos distintos. 


Yossef e o Mashiach Ben Yossef: Um Reflexo Profético

A história de Yossef, o filho amado de Yaakov, desponta no horizonte das Escrituras como uma melodia profunda que ecoa os mistérios do Mashiach (Messias). Desde os seus primeiros passos, o destino de Yossef foi marcado pelo amor de seu pai e pelo ódio de seus irmãos. Seu casaco de muitas cores, manchado pelo sangue da traição, aponta para Aquele que viria, revestido de glória, mas rejeitado pelos seus.

Assim como Yossef foi vendido por suas próprias mãos familiares, Yeshua, o Mashiach Ben Yossef (Messias Filho de José), foi entregue por aqueles que deveriam tê-Lo reconhecido como o Salvador. O poço vazio e as correntes da escravidão de Yossef prenunciam a humilhação de Yeshua, que Se despiu de Sua glória celestial para habitar entre nós como servo sofredor.

Quando Yossef foi levado ao Egito, parecia que seus sonhos tinham se desfeito. Contudo, o plano divino o ergueu, transformando o que parecia ser derrota em redenção. No Egito, ele se tornou o salvador de muitos, concedendo pão em tempos de fome. Assim também Yeshua, em Sua primeira vinda, trouxe o pão da vida a um mundo faminto e vazio. Ele foi o grão esmagado para alimentar a humanidade, o grão que caiu na terra e morreu para gerar muitos frutos.

Mas a história de Yossef não termina no sofrimento. De escravo, ele foi exaltado à posição de governador, à mão direita de Faraó. Sua ascensão ao poder nos dá um vislumbre do que está por vir: a segunda vinda de Yeshua, não mais como o servo sofredor, mas como o Rei dos reis. Assim como Yossef revelou sua identidade aos seus irmãos em lágrimas, haverá um dia em que todo olho verá Yeshua, e Israel O reconhecerá como Aquele que foi transpassado.

Quando Yossef foi exaltado, todo o Egito se curvou diante dele. Da mesma forma, Yeshua virá nas nuvens do céu com poder e grande glória, e todo joelho se dobrará diante Dele. Sua realeza será inconfundível, Seu governo, eterno. Ele trará não apenas sustento para o corpo, mas justiça e paz para sempre.

A vida de Yossef canta a promessa de redenção em duas etapas: o sofrimento que precede a glória. Assim também, o Mashiach Ben Yossef deu Sua vida para nos resgatar, mas voltará como Mashiach Ben David, para reinar em majestade. Que nossos corações estejam preparados, pois assim como Yossef foi inesperadamente revelado a seus irmãos, também o Filho do Homem virá quando menos esperarmos.

"Eu sou Yossef!" – o clamor ecoa, apontando para o dia em que Yeshua dirá: "Eu sou aquele que vocês rejeitaram, mas também Aquele que os salvou." E nesse dia, tristeza e alegria se misturarão, mas a glória do Rei prevalecerá.



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Escrito por: Clara Spinelli e Mateus Corrêa 


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