12ª Parashat Vayechi (05 de jan.- 11 de jan.)
Escrito por: Israel Gusmão
ויחי Vayechi (E viveu)
Bereshit /Gênesis 47:28-50:26
"E Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos, de sorte que os dias de Jacó, os anos de sua vida, foram cento e quarenta e sete anos."
1ª Aliyah: Bereshit 47:28-48:9
2ª Aliyah: Bereshit 48:10-16
3ª Aliyah: Bereshit 48:17-22
4ªAliyah: Bereshit 49:1-18
5ª Aliyah: Bereshit 49:19-26
6ª Aliyah: Bereshit 49:27- 50:20
7ª Aliyah: Bereshit 50:21-26
Haftarah
I Reis. 2:1-12
Brit Chadashá
Mateus 20:1-21:46
1Pedro 1:1-9
ב''ה
A Parashat Veyechi contém o desfecho da história de José e também é uma introdução para o êxodo e a história de Moisés. Nessa porção um verso me chama a atenção quando Yaakov (Jacó) abençoa os filhos de Yossef (José) e é desse ponto que quero falar agora. " o Anjo que me tem livrado de todo mal, abençoe estes rapazes; seja neles chamado o meu nome e o nome de meus pais Abraão e Isaque; e cresçam em multidão no meio da terra." Duas coisas podem ser destacadas nesse verso: Yaakov transferindo o chamado que ele mesmo herdou de Yitschak (Isaque) e Avraham (Abraão) para seus netos Efráim e Menashê (Manassés) e os abençoando com uma numerosa população.
Quero fazer um midrash desse verso antes de falar sobre a Haftará: Quando a Torá fala que "eles cresçam em multidão", a palavra que a torá usa é וידגו, vayidgú, que significa "multiplicar como os peixes".
Mas por quê a Torá usa o termo vayidgú? A resposta pode estar na missão a ser exercida por Efráim e Menashê. Eles dariam continuidade à missão dada para Avraham de "em ti serão benditas todas as famílias da terra", mas não para por aqui, quando Y'shua (J'sus) estava chamando seus talmidim (discípulos), ele diz que eles seriam "pescadores de homens". Em outras palavras, Y'shua chamou a exercer o mesmo chamado de Efráim e Menashê, de levar a bênção de Avraham a toda a terra; de acordo com o livro de Atos dos Apóstolos, vemos o cumprimento dessa missão com grande sucesso.
O texto da Haftará está em 1Rs 2 falando as últimas palavras de David, também instruindo Shelomo (Salomão) sobre o reinado. Vemos que David se preocupava principalmente com o estado espiritual do novo monarca, pois sabia que o rei é o reflexo do povo. Se o rei é temente a D'us, os governados tendem a serem tementes a D'us também; se o rei é negligente com as coisas sagradas, a nação se desviará do bom caminho. Por isso ele dá instruções ao seu filho para obedecer as leis de D'us acima de tudo.
Já a porção da Brit Chadashá está em Hb 11:12-22, a famosa galeria dos heróis da fé. Podemos ver que pela fé os patriarcas viram a realização das promessas de D'us, contudo, não as vivenciaram. Pela fé Yossef previu a saída do Egito e deu claras instruções sobre levar seus ossos de volta à terra de Israel. Assim como pela fé, David viu o templo construído e o que D'us o prometera, por isso instruiu Shelomo sobre como agir em seu reinado.
Nesse ponto vemos uma ligação dos trechos da torá, profetas e o novo testamento convergindo em um ponto: que pela fé os patriarcas viram o cumprimento das promessas e ficaram satisfeitos.
Reflexão: os patriarcas enxergavam as gerações futuras e cuidavam para que elas pudessem trilhar seus passos e servir melhor a D'us. Pense em como você leva sua vida hoje e, caso seja pai ou mãe, como tem agido com seus filhos quanto à criação deles?


%2016.26.10_4f6275f0.jpg)
Comentários
Postar um comentário