Beth Midrash
בית מדרש
(Casa de Estudo)
Lições e comentários sobre a escola sabatina
ב''ה
RESUMO: Lição da Escola Sabatina
LIÇÃO 3 - Agradando a D'us
11 de Jan de 2025 - 17 de Jan de 2025
Escrito por: Carllos Henrique.
Verso da semana: "Pois Ado-nai, teu D'us, está no meio de vós; Ele é Salvador Poderoso. Ele se agradará de vocês com exaltação e acalmará todos os seus medos com amor; Ele se alegrará em vocês com gritos de alegria" -Tz'fanyah (Sofonias) 3:17
Shabbat - Sábado
A lição vem trazer uma analogia de um menino que dá um presente ao pai no Dia dos Pais para ilustrar como D'us reage aos nossos esforços para agradá-Lo. A mensagem principal é que, apesar de sermos imperfeitos e propensos ao pecado, podemos agradar a D'us através da vida de Yeshua, o Messias. D'us não nos rejeita como o pai na analogia, mas se alegra com nossos esforços sinceros.
Yom Rishon - Domingo
Somos levados à reflexão da parábola do filho pródigo, destacando o amor e a compaixão do ETERNO por todos, mesmo pelos pecadores. A lição mostra como D'us valoriza cada pessoa e se entristece com o pecado devido ao mal que ele causa. A história do filho pródigo é usada para ilustrar a profunda compaixão de D'us, mostrando que, apesar dos erros, o ETERNO está sempre disposto a receber de volta aqueles que se arrependem.
Yom Sheni - Segunda-Feira
Observamos a alegria e o prazer de D'us em relação à salvação e à reconciliação com Seu povo. Ele menciona passagens bíblicas, como Tz'fanyah (Sofonias)3:17, que revela o prazer de D'us por seu povo redimido. Este versículo contém palavras hebraicas importantes relacionadas à alegria e ao prazer, enfatizando a satisfação que HaShém encontra em Seu povo redimido. A ideia é que nenhum termo isolado é suficiente para descrever a imensidão do prazer que D'us terá naquele dia. Além disso, o é importante frisar que D'us está "no meio" de seu povo, indicando a presença imediata de D'us que surge da relação de amor e reconciliação. Isso é comparado à parábola do filho pródigo, onde o pai corre ao encontro do filho ao vê-lo de longe. Outra passagem mencionada é Yeshayahu (Isaías) 62:4, que usa a analogia do casamento para descrever a relação entre HaShém Seu povo. Yerushalayim (Jerusalém) será chamada de "Hefziba", que significa "O Meu prazer está nela", e sua terra será chamada de "Beulá", que significa "Casada". Isso simboliza o prazer de D'us em seu povo e a restauração final. Por fim, a lição de segunda exorta os maridos a amarem suas esposas como Yeshua amou o seu povo, um amor altruísta e sacrificial. Yeshua ama seu povo escolhido como parte de si mesmo, destacando a profundidade e a natureza do amor que deve ser demonstrado.
Yom Shlishi - Terça-Feira
Como é possível agradar a D'us Apesar de nossa natureza humana e pecaminosa? Aprendemos duas questões principais: como D'us pode ser agradado e como os seres humanos podem agradá-Lo. A lição menciona que D'us encontra prazer em Seu povo porque Ele os ama e busca o bem deles. Além disso, D'us se desagrada com o mal, mas Se deleita na bondade e nas atitudes justas das pessoas. A conexão entre o amor de D'us e seu prazer é destacada, mostrando que HaShém ama todos, mas TAMBÉM ENCONTRA UM PRAZER ESPECIAL NAQUELES QUE SEGUEM A JUSTIÇA (Tehilim 146:8) e agem com alegria(2 Coríntios 9:7).
Yom Revii - Quarta-Feira
Na quarta-feira a lição diz respeito a como seres humanos pecadores podem agradar a D'us. HaShém nos oferece graça antes mesmo de qualquer resposta nossa, estendendo Sua mão e nos dando a oportunidade de aceitar ou rejeitar Seu amor. Através da fé e da obra do Mashiach, Yeshua, podemos ser reconciliados com D'us e nos tornar agradáveis aos Seus olhos. E vemos que, sem a intervenção de D'us, somos incapazes de apresentar algo valioso para Ele. No entanto, por meio de Yeshua, o Messias, podemos nos tornar "pedras vivas" e oferecer "sacrifícios espirituais agradáveis a D'us". A Emunáh (Fé) é essencial para agradar a D'us, e Ele aperfeiçoa os crentes para que possam fazer sua vontade.
Yom Chamishi - Quinta-Feira
Aqui a lição mostra a importância da misericórdia de D'us e da mediação de Yeshua. Ela enfatiza que D'us valoriza até mesmo as menores manifestações de resposta ao Seu amor. Isso significa que, através de Yeshua, somos considerados justos e incluídos entre os amados de D'us, que viverão com Ele em amor pela eternidade. Essa é a esperança da redenção, que é a obra que o Messias realiza por nós. também é abordado a questão da EMUNÁH (fé). Também menciona que, mesmo que nossa fé seja pequena, ela é suficiente para agradar a D'us. Yeshua aceita até mesmo a menor Emunáh (Fé), e através dela, pela mediação de Yeshua, o Messias, podemos agradar a D'us em nossa resposta a Ele. Isso é comparado a um pai que fica satisfeito quando um filho lhe traz um presente aparentemente sem valor. Também, a lição faz uma referência à regra de ouro, que é tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Ela destaca que, se D'us nos aceitou em Yeshua, devemos aceitar os outros da mesma forma. A ordem de amar o próximo como a si mesmo e a regra de ouro nos ajudam a entender essa verdade.
Yom Shishi - Sexta-Feira
A Escritora Norte-Americana, Ellen G. White, em: "O Desejado de Todas as Nações", p. 533-549, vem trazendo a importância de reconhecer o valor que D'us atribui a cada pessoa. Ele menciona que D'us não teria enviado o seu Filho para redimir a humanidade se não a considerasse valiosa. Ela também nos ensina e destaca que D'us se agrada quando fazemos grandes pedidos em seu nome, pois isso glorifica seu nome e demonstra nossa Emunáh (fé) suas promessas. Além disso, ensina sobre a importância de aceitar o caráter de Yeshua revelar suas atitudes e realizar suas obras. Ele salva as pessoas do pecado, e aqueles que O amam mostram seu amor por meio da obediência. O texto também menciona que, ao permitir que D'us molde nossos pensamentos e propósitos, estaremos seguindo nossos próprios impulsos ao obedecê-Lo. Por fim, a lição faz referência à comunhão com D'us, afirmando que, através dela, o pecado se tornará abominável para nós. Ele também inclui perguntas para reflexão sobre o significado de receber de maneira altruísta e a relação entre dar e receber nos "Novos Céus" e na Nova Terra (Olam Habá).

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