Beth Midrash
בית מדרש
(Casa de Estudo)
Lições e comentários sobre a escola sabatina
ב''ה
RESUMO: Lição da Escola Sabatina
LIÇÃO 2 - O Amor da Aliança
4 de Jan de 2025 - 10 de Jan de 2025
Escrito por: Carllos Henrique.
Verso da semana:
“Yeshua respondeu: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos morada.” - Yochanan (João) 14:23.
Shabbat - Sábado
Nesta semana a lição trás um título peculiar, "O amor da aliança", discutiremos diferentes tipos de amor mencionados nas Escrituras Sagradas. Ele destaca que o termo grego "ágape" não se refere apenas ao amor de D'us, mas também ao amor dos humanos uns para com os outros e também para com D'us. Outro termo grego "phileo" também descreve o amor de D'us de forma única. A lição argumenta que o amor de D'us é relacional e não unilateral, enfatizando a importância de os seres humanos refletirem esse amor de volta para D'us e para os outros, através da obediência aos mandamentos de D'us.
Yom Rishon - Domingo
A lição destaca alguns pontos importantes:
D’us ama a todos
A Lição menciona Yochanan (João) 3:16, que afirma que D'us amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito para que todos possam ter a vida eterna. Isso mostra que o amor de D'us é universal e inclusivo.
Bondade e Misericórdia
Referências a Tehelim (salmos) 33:5 e 145:9 indicam que a bondade e a misericórdia de D'us se estendem a todos.
D'us deseja que todos sejam Salvos
Versículos como 2 Kefa (Pedro) 3:9 e 1 Timóteo 2:4 mostram que D'us deseja que todos sejam salvos e conheçam a verdade.
Amor eterno e incondicional
Yirmeyahu (Jeremias) 31:3 é citado para enfatizar que o amor de D'us é eterno e constante, independentemente das ações humanas. A Lição encoraja os leitores a experimentar e refletir sobre o amor de D'us em suas vidas e a tratar os outros com esse mesmo amor. A lição trás pontos importantes que destacam a natureza abrangente, misericordiosa e eterna do amor de D'us, e incentivam a prática desse amor no relacionamento com os outros.
Yom Sheni - Segunda-Feira
Na semana discutimos o conceito de "amor da aliança" nas Escrituras, que frequentemente usa metáforas familiares para descrever o relacionamento especial entre D'us e Seu povo escolhido. Este amor é comparado ao amor entre marido e mulher ou entre mãe e filho, destacando a profundidade e a intimidade desse vínculo.
A palavra hebraica "hesed" é central para entender esse amor. "Hesed" é frequentemente traduzida como "misericórdia" ou "amor leal" e refere-se à lealdade, bondade e amor inabalável dentro de uma relação de aliança. Este amor é confiável, constante e duradouro, mas também condicional, dependendo da fidelidade e obediência do povo a D'us.
O amor de D'us é a base dos relacionamentos humanos e que, embora nunca possamos igualar esse amor, devemos nos esforçar para mantê-lo em nossos pensamentos e ações. A maior expressão do amor de D'us foi revelada no Mashiach, que se entregou por nós, demonstrando a profundidade do amor divino.
Yom Shlishi - Terça-Feira
A lição de Segunda vem destacando a importância de desenvolver um relacionamento profundo de amor com D'us. Para desfrutar dos benefícios desse relacionamento, é necessário aceitar voluntariamente o amor de D'us e obedecer aos seus mandamentos de amar a D'us e ao próximo. Também enfatiza que os benefícios do relacionamento com o Eterno são condicionados à resposta humana ao Seu amor. Embora o amor de D'us seja eterno e incondicional, a continuidade dos benefícios desse relacionamento depende da nossa aceitação e obediência. Yeshua ensinou que aqueles que guardam Seus mandamentos e O amam serão amados por D'us e receberão Suas manifestações.
Além disso, embora não possamos impedir o amor de D'us, podemos rejeitar um relacionamento com ele, o que nos desconecta dos benefícios que Ele oferece, especialmente a promessa da vida eterna.
Yom Revii - Quarta-Feira
O amor de D'us é eterno e imerecido, mas podemos aceitá-lo ou rejeitá-lo. Nosso amor por D'us é uma resposta ao amor que já recebemos dele. A Lição menciona a parábola do servo que não queria perdoar, ilustrando que, embora D'us nos perdoe generosamente, devemos também perdoar os outros. O servo devia uma quantia impossível de pagar, mas foi perdoado. Porém, ele se recusou a perdoar uma dívida menor de um conservo, resultando na anulação do seu perdão. A mensagem central é que, embora a compaixão e a misericórdia do Eterno sejam infinitas, podemos perder o acesso aos benefícios dessas dádivas se não refletirmos esse amor e perdão em nossas vidas. Devemos lembrar do perdão que recebemos de D'us e usá-lo como base para perdoar os outros.
Yom Hamishi - Quinta-Feira
Aqui vemos sobre a importância de refletir o amor de D'us aos outros. Ele menciona que, assim como o servo na parábola de Matityahu (Mateus)18:21-35 não poderia quitar sua dívida, nós também não podemos pagar a D'us pelo Seu amor. Devemos, portanto, mostrar compaixão e perdão aos outros, assim como recebemos de D'us. amar a D'us implica amar os outros e compartilhar a mensagem do amor de D'us através de palavras e ações, ajudando as pessoas e conduzindo-as à promessa de vida eterna.
Yom Shishi - Sexta-Feira
A Escritora Ellen G. White no Livro: “Caminho a Cristo”, P.63 e 64, vêm trazendo uma reflexão profunda.
Imagine um lugar onde você pode levar todas as suas preocupações, medos, alegrias e tristezas, sabendo que será ouvido com atenção e carinho. Ellen White nos lembra que D'us é esse lugar seguro. Ele conhece cada detalhe de nossas vidas, desde os fios de cabelo em nossa cabeça até os segredos mais profundos do nosso coração. Nada é grande demais para Ele suportar, nem pequeno demais para Ele perceber. Refletir sobre isso nos convida a confiar plenamente em D'us, entregando a Ele todas as nossas ansiedades e esperanças. É um chamado para reconhecer que, mesmo nas situações mais difíceis, não estamos sozinhos. D'us está sempre presente, pronto para nos consolar e guiar, como um Pai amoroso que se importa profundamente com cada um de Seus filhos. Essa mensagem nos encoraja a cultivar uma relação íntima e pessoal com D'us, sabendo que Ele se importa com cada aspecto de nossa existência e está sempre disposto a nos ajudar. É um convite para viver com fé e confiança, sabendo que somos amados e cuidados pelo ETERNO que jamais nos abandona.
%2022.12.12_4bb0b7cd.jpg)
%2016.26.10_4f6275f0.jpg)
Comentários
Postar um comentário