11ª Parashat Vaigásh (29 de dez.-04 de jan.)
Escrito por: Israel Gusmão
ויגש Vaiygash (E aproximou-se)
Bereshit /Gênesis 44:18- 47:27
"Então Judá aproximou-se a ele, e disse: Ai, senhor meu, deixa, peço-te, o teu servo dizer uma palavra aos ouvidos de meu senhor, e não se ascenda a tua ira contra o teu servo; porque tu és como Faraó"
1ª Aliyah: Bereshit 44:18-30
2ª Aliyah: Bereshit 44:31-45:7
3ª Aliyah: Bereshit 45:8-18
4ªAliyah: Bereshit 45:19-27
5ª Aliyah: Bereshit 45:28-46:27
6ª Aliyah: Bereshit 46:28-47:10
7ª Aliyah: Bereshit 47:11-27
Haftarah
Ezequiel 37:15-28
Brit Chadashá
Lucas 6:12-16
Mateus 18:1-19:30
ב''ה
Comentários:
Escrito por: Israel Gusmão
A parashá dessa semana é uma continuação da trama de Yossef (José) fazendo um teste em seus irmãos antes de se revelar a eles; na verdade, Yossef queria saber se eles fariam algo para salvar o caçula ou agiriam da mesma forma que fizeram a ele anos antes. Dessa vez, transformados e cheios de do Espírito do Eterno, os irmãos representados por Yehudá (Judá), mostram seu arrependimento e mudança de direção.
"Então, Judá se aproximou dele e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te, permite que teu servo diga uma palavra aos ouvidos do meu senhor, e não se acenda a tua ira contra o teu servo; porque tu és como o próprio Faraó. "
Lendo apenas no nível superficial, já podemos extrair grandes lições da vida de Yehudá e Yossef, ambos se destacaram por suas histórias que aparecem se alternando no escrito da torá. Interessante notar que ao mesmo tempo que Yossef é fiel a D'us e acaba sofrendo as consequências pelo que ele não fez, por outro lado, seu irmão Yehudá, se afasta de D'us e sofre a perda de sua família; enquanto um se eleva espiritualmente pelo sofrimento, o outro cresce e se destaca aprendendo com os erros. Então, vemos Yossef e Yehudá mostrando que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles... que são chamados segundo o seu propósito."
Antes de falar sobre a haftará, quero fazer uma releitura do verso de Gênesis 44:18. Yehudá chama Yossef de אדוני, que significa (meu senhor). Essa palavra (אדון) também é usada para se referir à D'us; o que quero dizer é que esse verso pode estar fazendo uma referência profética ao modo que Yeshua se revelaria ao povo judeu como o Messias prometido. Da mesma forma como Yossef foi desprezado pelos irmãos e levado ao Egito, Yeshua foi "vendido" pelo seu povo e se acha nos portões de Roma irreconhecível pelo seu povo, mas que se revelará ao seu povo como profetizou Zacarias, no capítulo 12, verso 10.
O que conecta essa parashat com a haftará é que Yehudá, aquele que sugeriu vender Yossef, agora representado pelo reino do sul (Judá), se reconciliaria Com o reino do norte (Efráim ou Israel) e ambos viveriam juntos, como nos dias anteriores à briga entre Roboão e Jeroboão, que causou a divisão das tribos. Sobre esse dia, o profeta diz "O meu servo Davi (Yeshua) reinará sobre eles; todos eles terão um só pastor, andarão nos meus juízos, guardarão os meus estatutos e os observarão." Efráim, que outrora fora desobediente e se apartou de seu irmão nos dias de Roboão filho de Salomão, será novamente reunido ao povo e Yeshua reinará sobre todos eles.
Já no trecho referente à brit chadashá, em Atos 7:6-15, Estêvão faz uma brilhante defesa diante do sanhedrin mencionando a história de Yossef e como ele foi instrumento de salvação. Na minha opinião, se Yossef não tivesse aconselhado o Faraó em como agir durante os anos de fome, talvez o Faraó o agradecesse pelo serviço prestado, mas não o tivesse colocado como governador do Egito; muito provavelmente o Egito e todas as outras nações que passaram pela fome, não teriam sobrevivido.
Talvez por isso os rabinos conectem o Mashiach à figura de Yossef, porque sua vida foi marcada pelos desafios enfrentados por Yeshua, que também foi rejeitado, sofreu e voltará como Rei dos reis e Senhor dos senhores, da mesma forma como Yossef foi rejeitado, e de escravo para estar abaixo somente do Faraó.


%2016.26.10_4f6275f0.jpg)
Comentários
Postar um comentário