Pular para o conteúdo principal

Pt. 1- Shabbat: Por que me preparar?

 Série Shabbat 
Livro: Estarei Pronta no Sábado

ב''ה

Por Que Me Preparar para o Sábado?


"Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,

Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse."

Isaías 58:13,14


"Sexta-feira, quando o sol se despede, é hora de aconchego, de acender as velas, hora de casa cheirosa. A penumbra da tarde de sexta é hora de comida boa, de risadas, de família perto e de música bonita. É hora de cantar e ouvir, de falar e calar. É o momento de lembrar de onde viemos e para onde vamos, tempo de aquecer a alma com a presença do Eterno, que é o Senhor deste dia. 

É o nascer de um dia no morrer de outro. É a lembrança, a herança e a aliança que nunca morre. O sol baixando é o sinal, o momento de parar, respirar e viver as próximas 24 horas em completo estado de entrega, com o peito aberto para amar e os ouvidos prontos para ouvir. Esse é o sábado, e ele começa no pôr do sol!"

- Laura Moreno e César Graciotto



"A vida oferece muitos tesouros. Os valiosos são a saúde, um lar feliz, amigos verdadeiros, paz de espírito e paz com D'us. Toda essa riqueza pode nos pertencer, independentemente de nossa posição na vida, Podemos desfrutar a vida de maneira mais plena. Podemos usufruir o melhor da vida".

Mas há certas coisas a considerar. 
Temos o sábado, o dia mais especial da semana, o dia escolhido pelo próprio Criador. Aguardá-lo e estar preparada para recebê-lo tem sido o grande desafio de centenas de famílias nesta geração globalizada. Administrar o tempo e conseguir realizar todas as tarefas, eis a grande expectativa. 

Se quisermos desfrutar plenamente o dom do repouso e o senso do dever cumprido, precisamos compreender e aceitar que o tempo é um elemento de grande valor em nosso mundo. Não podemos recuperar o nosso tempo perdido, não podemos adiantar o tempo que ainda não chegou, só podemos viver com sabedoria o que recebemos a cada dia- 24 horas. Saber usá-lo com sabedoria, conseguindo realizar todas as tarefas do dia, faz com que sejamos milionários. 

Temos a esperança de que cada pessoa encontre nesta série a funcionalidade necessária para que, ao chegar a sexta-feira, possa dizer: "Está chegando o sábado. Minha casa está toda preparada. Estou aguardando o dia do Senhor!"
Que sua oração a partir de hoje seja: 

"Querido D-us, peço-te que me dês coragem e sabedoria para ter novos planos em minha vida. Ajuda-me a perceber em que preciso melhorar. Concede-me a presença e a ajuda do Espírito Santo para iniciar algumas mudanças em minha vida. Acredito, de todo o coração, que o Senhor fará milagres por mim e por minha família. Amém!".

No sétimo dia da criação, D'us pretendeu dar ao homem uma bênção: a bênção do repouso, da alegria, da adoração. Então, criou D'us o sábado...e descansou. Como o sábado pode continuar a ser um deleite, um refrigério, uma bênção e um memorial, como foi no início? Como tem sido o sábado em sua família? Tem sido um peso? Seus filhos gostam desse dia? Toda a família participa das atividades de preparação para o sábado? Há descanso e verdadeiro refrigério em seu lar no sábado?

"O sábado do Senhor deve se tornar uma bênção para nós e um dia que D'us santificou; e assim o considerarão, se forem ensinados"
 (Orientação da Criança, p.531).

Para muitas donas de casa, a preocupação semanal de ter "tudo em ordem" para receber o sábado faz com que o dia de "descanso e felicidade" se torne um dia de "tensão e tristeza". Há muita coisa para fazer em tão pouco tempo...

Porém, por que tem que ser assim? Esta série contém orientações práticas para limpeza e organização da casa que realmente fazem com que a sexta-feira seja o dia mais tranquilo da semana. Se você está cansado(a) de ter que "correr contra o sol" às sextas-feiras para terminar as tarefas domésticas, essa série ajudará a controlar seu lar e seu tempo, de forma que o sábado em família passe a ser deleitoso e um verdadeiro refrigério. 


Que esse dia nos envolva com manto de paz, convidando-nos a um descanso divino e a uma comunhão íntima com o Senhor. Que cada momento deste dia seja um abraço suave de serenidade, onde podemos repousar em Seu amor eterno e nos renovar em Sua presença gloriosa. Que este sábado seja um hino de gratidão e tranquilidade para suas almas. Para mais inspirações sobre como vivenciar este dia especial, siga nossa página e acompanhe nossas dicas para um sábado mais abençoado.




Muito obrigado por ler até aqui! Se gostou desse conteúdo e deseja ler mais sobre assuntos como esse, considere a ideia de nos seguir aqui no blog e pelo instagram! @um_judeu_adventista 

Se desejar contribuir de forma financeira, poderá nos ajudar através da doação via pix, para que assim esse conteúdo alcance mais pessoas e melhore a sua qualidade! 
00020126580014br.gov.bcb.pix0136f3b81543-e507-4427-a065-0ded7804b6dc5204000053039865802BR5922MATEUS HENRIQUE CORREA6009Sao Paulo62290525REC6793E86ACB67D98134766863048F4E

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tzniut: Um chamado à modéstia

Teshuvá  תשובה Tzniut: Um Chamado à Modéstia ב''ה Embora esse tema seja bastante polêmico dentro do cenário religioso, não podemos simplesmente ignora-lo. E é necessário que seja debatido e discutido, pois como nos vestimos também importa para D'us, pois como filhos de um Rei, devemos nos portar de tal maneira, pois D'us é digno de filhos modestos e decentes.  Na parashat dessa semana (Tetsavê) estudamos um pouco mais sobre as vestes do sumo-sacerdote de Israel (Cohen Gadol) e f omos convidados a contemplar a beleza da modéstia, não apenas como um conceito exterior, mas como uma expressão profunda de reverência e santidade. As vestes sacerdotais descritas em Êxodo 28, elaboradas com detalhes precisos e materiais nobres, não eram meramente adornos, mas símbolos de uma vida consagrada ao serviço divino. Cada fio, cada cor, cada pedra preciosa falava de uma dignidade que transcendia o superficial, apontando para um chamado interior: a modéstia como reflexo da presença de D...

Minha história

ב''ה Minha História  Nasci em uma família judaica não religiosa, mas minha jornada espiritual tomou um novo rumo quando, aos 13 anos, conheci a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Em 2018, fiz minha profissão de fé e fui batizado nesta igreja. Apesar dessa nova direção na minha fé, continuo a seguir os costumes judaicos, o que me permite manter uma conexão profunda com minhas raízes e tradições culturais. Atualmente, faço parte do ministério judaico-adventista na Beth Bnei Tzion (BBT), onde posso integrar minhas convicções adventistas com minhas práticas judaicas. Este ministério me oferece uma comunidade onde judeus que acreditam em Yeshua Hamashiach como seu Salvador podem se reunir, compartilhar e crescer juntos. Meu blog é um espaço dedicado a todos aqueles judeus que, como eu, encontraram em Yeshua uma nova dimensão de sua fé. Através dele, pretendo compartilhar minha perspectiva única, abordando como é ser um judeu que acredita em Jesus e ao mesmo tempo fazer parte do minist...

Beth Midrash: Lição 8- Livre Arbítrio, Amor e Providência Divina (15 de fev. - 21 de fev.)

  Beth Midrash בית מדרש (Casa de Estudo) Lições e comentários sobre a escola sabatin a.