Série Testemunhos
Daniel Landsmann
ב''ה
O rabino Daniel Landsmann veio ao mundo em 18 de junho de 1836 em Pinsk, na Rússia, uma cidade que hoje faz parte da Bielorrússia. Ele era o 15º de 18 filhos nascidos de Jacob e Rona Landsmann, mas apenas ele e uma de suas irmãs sobreviveram à infância.
Durante a celebração de seu Bar Mitzvah, seus pais anunciaram o nome de sua futura esposa. Após o casamento, ele e sua esposa viveram com os pais dela durante seis anos. Quando tinha 19 anos, seus pais faleceram e ele contraiu uma doença grave. Em um momento de desespero, fez um voto a Deus prometendo que iria para Israel se fosse curado.
Ele conseguiu recuperar-se a ponto de realizar a viagem para Israel, embora precisasse usar duas bengalas para se locomover. Uma vez em Israel, começou a se sentir melhor com o tempo, e tornou-se alfaiate. Em 1860, ele fez o pedido para que sua esposa e filhos se juntassem a ele.
Daniel Landsmann era um alfaiate em Jerusalém e também um estudioso do Talmude. Em 1863, ele encontrou a fé em Yeshua. Esse fato quase lhe custou a vida, pois muitos de seus compatriotas ficaram enfurecidos ao ver alguém com uma formação sólida na tradição judaica acreditar que Yeshua era o Messias.
Sua visão sobre Yeshua mudou quando encontrou, na rua, uma página em hebraico arrancada de um livro. Ele ficou encantado com o que leu e, ao descobrir mais tarde que a página era do Sermão da Montanha (Mateus 5), começou a reconsiderar suas opiniões sobre Yeshua.
No ano de 1863, ele decidiu confessar sua fé em Yeshua e foi batizado.
Depois que o rabino passou a acreditar que Yeshua era o Messias:
Quando começou a declarar sua crença em Yeshua como o Messias, sua esposa o deixou. Além disso, um grupo fanático tentou derrubá-lo e pregar pregos em suas mãos, enquanto outro grupo tentou enterrá-lo vivo.
"Quando comecei a estudar a Bíblia há 28 anos em Jerusalém, os rabinos me proibiram veementemente e me chamaram de apóstata (rebelde). Ignorando suas ameaças, eles tomaram tudo o que eu tinha — minha esposa e filhos — e chegaram ao ponto de assinarem cheques falsos para me forçar a parar de ler a Bíblia."
Em busca de segurança, ele passou três semanas na instituição que viria a se tornar a Anglican International School (hoje afiliada à CMJ). Durante seu tempo lá, uma epidemia de difteria causou a morte de três de seus filhos. Em meio ao luto, ele retornou para sua esposa com a intenção de confortá-la, mas a paz não foi encontrada. Nove meses depois, ele entregou um certificado de divórcio para sua esposa. Sentindo que era o momento de partir, ele decidiu deixar Jerusalém.
Rumo a Constantinopla:

Ao deixar Israel, ele se dirigiu para Constantinopla, onde fundou e liderou uma congregação de judeus que acreditavam em Yeshua.
Durante seu tempo em Constantinopla, Landsmann contraiu matrimônio com sua segunda esposa, Angelika Bik, uma diaconisa originária da Holanda.
No dia 8 de fevereiro de 1880, o casal deu as boas-vindas ao seu filho, Theodore Anton Landsmann. O batismo do bebê foi realizado por Alexander Tomory, um missionário da Scottish Free Church, na cidade de Constantinopla.
Durante seu período em Constantinopla, Landsmann fez amizade com um pastor sueco chamado Sward, que conhecia Stephanus 'Samuel' Keyl, um missionário da Igreja Luterana de Missouri (LCMS) em Nova York. Keyl convidou Landsmann a se juntar à LCMS e a servir em Nova York, convite que Landsmann aceitou prontamente.
Naquele período, a LCMS, uma organização que representa a comunidade luterana, estava à procura de alguém que pudesse levar a mensagem do evangelho aos judeus. O rabino Landsmann se envolveu ativamente com a denominação luterana, ingressando em um seminário luterano em Springfield, Illinois. Ele teve sucesso em sua delegação na Illinois Central.
Em 1883, uma igreja luterana em Pekin, Illinois, desempenhou um papel fundamental ao encorajar a LCMS a apoiar um missionário para propagar a mensagem do evangelho entre os judeus. Esse apoio resultou no retorno de Landsmann para a cidade de Nova York.
Em Nova York, Landsmann se tornou ativo na divulgação do evangelho. Ele criou e distribuiu folhetos do evangelho em iídiche e entregou Bíblias. Em um período de 13 anos, 37 judeus foram batizados na LCMS devido ao seu trabalho.
Sua vasta compreensão do Talmude, combinada com seu espírito humilde, fez com que muitos judeus passassem a considerar a messianidade de Yeshua.
O testemunho do rabino Landsmann é frequentemente ligado ao testemunho do rabino Nathaniel Friedmann, que se tornou um crente após originalmente tentar convencer o rabino Landsmann a mudar de ideia a respeito de sua fé em Jesus. Ambos se t2ornaram reverendos patrocinados pela Igreja Luterana na cidade de Nova York, com o Rev. Friedmann sucedendo o Rev. Landsmann como o missionário luterano da cidade de Nova York para os judeus.
Aqui está uma cópia do obituário do rabino Friedmann que apareceu no jornal New York Times em 11 de maio de 1941.

TRADUÇÃO: "O reverendo Nathaniel Friedman, missionário luterano entre os judeus, morreu ontem em sua residência, 633 Jennings Street, Bronx, aos 71 anos. , Nascido em Plock, na Rússia, veio para este país em 1889 e logo depois foi convertido ao cristianismo pelo falecido Rev. Dr, Daniel Landsman, ex-rabino."

%2016.26.10_4f6275f0.jpg)
Comentários
Postar um comentário