Pular para o conteúdo principal

Sinagogas Adventistas

 BBT (Beth B'nei Tzion)-Comunidades Judaico-Adventistas 

A importância do ministério judaico-adventista 

ב''ה


O judaísmo é uma das religiões mais antigas do mundo e sobrevive até os dias de hoje. Suas tradições e costumes  são emblemáticos e configuram um símbolo de adoração e reverência. 

Na história do mundo, os valores judaicos influenciaram diversas religiões e denominações monoteístas, inclusive o adventismo. A Guarda do sábado e o cuidado com a alimentação são apenas duas características em comum de ambos os grupos.

A proximidade às semelhanças entre o adventismo e o judaísmo deram espaço a um novo tipo de ministério missionário. 

O projeto de sinagogas judaico-adventistas, Beth B'nei Tzion, como são conhecidas, surgiu através de um voto da administração geral da igreja adventista em 1994. São igrejas adventistas que realizam seus cultos com a liturgia e as tradições judaicas. Uma oportunidade única de criar um diálogo inter-religioso e reunir judeus e adventistas.

"De todas as igrejas cristãs que existem, creio que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a igreja que mais se aproxima dos judeus. Guardamos o sábado, pois cremos no sábado, baseamos nossa alimentação conforme descrito em Levíticos 11, pois cremos nisso. Portanto, temos muito a compartilhar e quando criamos uma comunidade judaico-adventista, temos, como objetivo, promover aproximação de amizade e compartilhar nossos aspectos em comum e mostrar que não somos tão diferentes assim [...]"

Palavras de William Cardoso, pastor da comunidade Beth B'nei Tzion (Sinagoga Adventista) de Manaus (2017)

Um dos pontos divergentes entre o judaísmo e o adventismo é o reconhecimento de Jesus como Salvador e o Messias. A medida que muitos judeus passaram a reconhecer Jesus como o Messias de Israel, as sinagogas judaico-adventistas fornecem um espaço dentro da denominação adventista para que cada pessoa de origem judaica que aguarda a 2ª vinda de Jesus, possa adorar a D'us no contexto de sua fé e sem negar suas origens e sua própria cultura. 

No Brasil existem Sinagogas adventistas em somente 5 cidades: São Paulo, Campinas, Curitiba, Rio de Janeiro e Manaus. 

Independente de cor, raça, nacionalidade ou idioma, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, através dos projetos entre judeus e adventistas, tem fortalecido o sentido de esperança. 



"A grande esperança judaica é a vinda do Messias e a nossa grande esperança também é a vinda do Messias. Quando compreendemos essa questão, nós entendemos que, de alguma forma, também temos um pouco de judeu. [...] Todas essas crenças que são a base de nossas doutrinas, como o sábado, que forma o nome da nossa denominação, e a crença no Messias são crenças que sempre foram, em primeiro lugar, judaicas e hoje também são adventistas, mas nós somos o mesmo povo de alguma forma, o povo de D'us."

-Pr. William Cardoso (2017) 

Nos últimos 27 anos a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem dado grande ênfase missionária em grupos específicos de pessoas, como os judeus. Tanta é a importância do ministério judaico-adventista que ele forma um dos 6 centros de pesquisa de religiões e tendências mundiais para equipar a igreja com novas abordagens, métodos e modelos de se relacionar com as pessoas.

Por favor, orem pelas sinagogas judaico-adventistas ao redor do mundo, para que a mensagem da 2ª volta do Messias possa alcançar a muitos, independente do contexto cultural em que ela se encontra. 






 Muito obrigado por ler até aqui! Se gostou desse conteúdo e deseja ler mais sobre assuntos como esse, considere a ideia de nos seguir aqui no blog e pelo instagram! @um_judeu_adventista 


Se desejar contribuir de forma financeira, poderá nos ajudar através da doação via pix, para que assim esse conteúdo alcance mais pessoas e melhore a sua qualidade! 
00020126580014br.gov.bcb.pix0136f3b81543-e507-4427-a065-0ded7804b6dc5204000053039865802BR5922MATEUS HENRIQUE CORREA6009Sao Paulo62290525REC6793E86ACB67D98134766863048F4E


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tzniut: Um chamado à modéstia

Teshuvá  תשובה Tzniut: Um Chamado à Modéstia ב''ה Embora esse tema seja bastante polêmico dentro do cenário religioso, não podemos simplesmente ignora-lo. E é necessário que seja debatido e discutido, pois como nos vestimos também importa para D'us, pois como filhos de um Rei, devemos nos portar de tal maneira, pois D'us é digno de filhos modestos e decentes.  Na parashat dessa semana (Tetsavê) estudamos um pouco mais sobre as vestes do sumo-sacerdote de Israel (Cohen Gadol) e f omos convidados a contemplar a beleza da modéstia, não apenas como um conceito exterior, mas como uma expressão profunda de reverência e santidade. As vestes sacerdotais descritas em Êxodo 28, elaboradas com detalhes precisos e materiais nobres, não eram meramente adornos, mas símbolos de uma vida consagrada ao serviço divino. Cada fio, cada cor, cada pedra preciosa falava de uma dignidade que transcendia o superficial, apontando para um chamado interior: a modéstia como reflexo da presença de D...

Minha história

ב''ה Minha História  Nasci em uma família judaica não religiosa, mas minha jornada espiritual tomou um novo rumo quando, aos 13 anos, conheci a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Em 2018, fiz minha profissão de fé e fui batizado nesta igreja. Apesar dessa nova direção na minha fé, continuo a seguir os costumes judaicos, o que me permite manter uma conexão profunda com minhas raízes e tradições culturais. Atualmente, faço parte do ministério judaico-adventista na Beth Bnei Tzion (BBT), onde posso integrar minhas convicções adventistas com minhas práticas judaicas. Este ministério me oferece uma comunidade onde judeus que acreditam em Yeshua Hamashiach como seu Salvador podem se reunir, compartilhar e crescer juntos. Meu blog é um espaço dedicado a todos aqueles judeus que, como eu, encontraram em Yeshua uma nova dimensão de sua fé. Através dele, pretendo compartilhar minha perspectiva única, abordando como é ser um judeu que acredita em Jesus e ao mesmo tempo fazer parte do minist...

Beth Midrash: Lição 8- Livre Arbítrio, Amor e Providência Divina (15 de fev. - 21 de fev.)

  Beth Midrash בית מדרש (Casa de Estudo) Lições e comentários sobre a escola sabatin a.